1) Como pintar um portão que está enferrujado?

Se a superfície estiver somente enferrujada e não podre, é possível que se faça a pintura. Hoje em dia existe a tinta Hammerite que pode ser aplicada por cima de ferrugem.

Hammerite é um esmalte fabricado pela Tintas Coral e foi desenvolvido para aplicação direto na ferrugem. Sua fórmula possui fosfatizantes que neutralizam a ferrugem porém ele não é para evitar a ferrugem. Muitas pessoas utilizam para uma repintura sem que haja qualquer vestígio de ferrugem, achando que a tinta vai proteger por mais tempo do que o esmalte comum. Isso é um engano, pois o Hammerite depois de seco vai se comportar exatamente como um esmalte comum e com as desvantagens na questão do preço e embalagem reduzida.

Galão: 2,4Lts
Rendimento: Até 24m² por demão
Quartinho: 800ml
Rendimento: Até 8m² por demão

É um desperdício usá-lo desta forma, pois as propriedades existentes em sua fórmula foram desenvolvidas para agirem em cima da ferrugem. Produtos que podem ser utilizados para a preparação da superfície enferrujada sem o uso da tinta Hammerite é o primer PCF, TF7, entre outros. Poderão ser aplicados diretamente sobre a ferrugem neutralizando-a e criando uma película protetora para o recebimento da tinta.

O produto FERLICON é um excelente acido exterminador de ferrugem. Quando aplicado na superfície de metal enferrujado, ele fará a fosfatização para que possa receber o zarcão e em seguida a tinta. É necessário que remova com thinner, este produto antes da utilização do zarcão. Ele pode ser utilizado não somente para preparação das superfícies ferrosas como também para remoção daquelas ferrugens no piso (Marcas de botijão sobre o piso, banco de ferro que deixaram marcas). Basta aplicá-lo sobre a mancha e esperar por aproximadamente 10 minutos. Não é necessário esfregar, é só seguir as instruções do fabricante e depois limpar a superfície com thinner ou água potável. Repita a operação se for necessário.

2) Quando usar o selador acrílico? Qual a diferença dele para o fundo preparador?

O selador acrílico só deve ser utilizado em paredes no embolso curado com no mínimo de 20 dias em regiões quentes e 30 dias em regiões frias. Caso não se respeite esse tempo, poderão causar alguns problemas de manchas amareladas e pequenas fissuras na película selada enquanto o fundo preparador serve para diversas soluções de problemas na pintura, tais como:

  • Paredes esfarelentas: Serve como aglutinador de partículas soltas, ou seja, ele cola tudo que estiver solto na parede como: areia, terra e pó que se soltam do embolso fraco. Assim proporcionará uma
    melhor aderência da massa corrida ou da tinta nessas regiões.
  • Paredes com embolso novo: Serve para antecipar a pintura sem a necessidade da espera de 30 dias
    para cura, apenas 4 dias.
  • Paredes com pinturas muito antigas e desgastadas
  • Paredes com pintura feita com cal: Antes deverá ser removido ao máximo com uma escova de aço as partes soltas.

A diferença entre os dois produtos é que o selador tem o poder de preenchimento dos poros da superfície proporcionando um melhor rendimento da tinta e acabamento, também para facilitar a aplicação da massa corrida ou acrílica enquanto o fundo preparador serve para isolar e colar partículas soltas.

3) Deu infiltração na minha parede e ficou com uma mancha amarelada, qual procedimento devo tomar para a pintura?

A indicação do fabricante é a utilização do fundo preparador de paredes, mas muitos pintores utilizam na prática , o verniz isolante Knotting da Sparlack e depois o esmalte sintético fosco o que dá um resultado muito eficiente. Embora nenhum desses dois produtos foram desenvolvidos para tal finalidade, mas funcionam perfeitamente nessas condições . O verniz isolante é bastante liquido, fazendo com que ele impregne quase um centímetro na superfície e bloqueie 50% do amarelamento e o esmalte sintéticofosco bloqueia 100% formando uma película totalmente impermeável, só que ele não impregna como o verniz, por isso os pintores utilizam os dois produtos para resolver o problema definitivamente e assim proceder a pintura normalmente.

 

4) Troquei a cor de uma parede da minha casa para uma cor mais forte, quando finalizado ficaram umas manchas brancas. Passei um pano úmido elas saíram, mas voltaram de novo. Será que a tinta está com problema? O que devo fazer?

Isso é muito comum acontecer, o problema não está na tinta. Em todo Ambiente existem diversos tipos de fungos e em alguns lugares formam uma comunidade aglomerada. Mas fiquem tranquilos que não são prejudiciais à saúde , no entanto é necessário exterminá-los para que sua pintura fique perfeita. Não adianta pintar por cima, pois na tinta que é a base água existem componentes que servem de alimentos para esses indivíduos e assim irão se proliferar ainda mais. É muito simples resolver, basta fazer uma aplicação do verniz isolante Knotting e depois repintar caso haja necessidade.

5) Quero envernizar uma porta crua, como proceder?

1° A porta deverá ser lixada antes de tudo. *Não utilizar seladora
2° Utilize o verniz diretamente sobre a madeira.
3° Após a primeira demão secar, lixe-a novamente com uma lixa mais fina (Grão n° 220)
4° Aplique a segunda demão e lixe-a novamente
5° Finalize-a com a terceira demão e de preferência com trincha de Seda que sempre deverá ser utilizado seguindo os veios da madeira.

6) Vantagens e desvantagens do Esmalte Sintético e base d`Agua?

Rendimento Galão: 3,6lts até 75m²
Rendimento Quartinho: 900ml até 20m²

Envie sua dúvida

3 + 8 =